A história do GBTC – Como a escala de cinza determina o preço do Bitcoin, futuro

A queda do prêmio do BTC em tons de cinza está soando o alarme para investidores e comerciantes. O alarme não é um eufemismo, especialmente porque o prêmio caiu de cerca de 30% para 2% em dezembro de 2020. O que isso significa?

Bem, o prêmio pode ter sido a única motivação para as instituições investirem em GBTC, e não em Bitcoin

Essa motivação e mercado irracionais foram explorados por Peter Schiff durante uma palestra recente . Traçando um paralelo entre Bitcoin e Gamestop, Schiff destacou as bandeiras vermelhas no argumento de Michael Saylor para comprar Bitcoin usando dinheiro do balanço de instituições. Saylor sublinhou este movimento como uma proteção contra a inflação. De acordo com Schiff, no entanto, se você comprar Bitcoin sob a linha de raciocínio equivocada de que seu preço aumentará no futuro, contar com os compradores futuros para gerar demanda e comprar é tão bom quanto comprar Gamestop.

Isso alimenta a pergunta – O que torna o Bitcoin diferente desta vez, e por que comprar agora e não antes?

O argumento é que a alta do preço do Bitcoin está centrada na compra institucional e na narrativa do ouro digital. A chave aqui é que a compra institucional é um investimento em GBTC, e as instituições estão comprando GBTC por um prêmio. Assim que o prêmio cair, espera-se que a demanda diminua, e o mesmo está acontecendo.

O que isso acarreta? Bem, a queda na demanda sugere que pode haver uma pausa, ou pior, uma parada na compra institucional de GBTC, e isso também destaca a possibilidade de desvio da demanda de Bitcoin . Como esperado, isso pode levar a uma queda no preço. A queda de preço será seguida por uma nova queda na demanda, e a direção dos fluxos de investimento mudaria para acomodar a próxima melhor oportunidade – se não um prêmio, então um desconto.

Assim como as instituições faziam fila para o prêmio da escala de cinza (para a maioria, isso era o equivalente a dinheiro grátis, já que os lucros da valorização do preço do Bitcoin eram repassados ​​para elas), elas podem fazer fila para obter descontos. Vendo que a escala de cinza foi o maior comprador, reunindo recursos de investidores institucionais no GBTC, uma queda na demanda da escala de cinza pode ser o prego final no caixão para a demanda de Bitcoin.

O preço ainda não sofreu queda livre, mas não seria errado dizer que existe a probabilidade de que venha a ocorrer uma queda livre no futuro. Uma queda no prêmio pode levar a um ponto em que o GBTC é descontado, e este pode ser o ponto de virada para o Bitcoin. A demanda remanescente pode se mover em direção ao GBTC, sugando mais demanda e o preço do Bitcoin.

Simplificando, o GBTC que alimentou o Bitcoin com demanda e uma alta de preços para todos os varejistas e instituições, pode se voltar contra ele e, com a mudança da maré, pode reduzir a demanda e os fluxos de investimento do Bitcoin. Isso significa que o GBTC substituirá o BTC por completo? Essa é uma pergunta difícil de responder, mas para as instituições, Bitcoin pode se tornar sinônimo de GBTC, em vez do contrário.

Tal hipótese apresenta um futuro incerto para o preço do Bitcoin e para instituições e comerciantes de varejo que compram Bitcoin no nível de preço do tempo de impressão. No entanto, isso pode ser apenas o começo. Se os prêmios do GBTC caírem ainda mais, uma história diferente pode se desenrolar.